• Consultas Cardiológicas

• Consultas Médicas Multiespecialidades

• Risco Cirúrgico

• Exames complementares

ECODOPLERCARDIOGRAMA COM CONTRASTE

Exame de Ecodopplercardiograma com contraste de microbolhas via acesso venoso, tem finalidade de avaliar doença arterial coronariana, hipocinesia miocárdica ( parede do músculo do coração batendo fraca ) , melhor delineamento da parede do ventrículo esquerdo, diagnóstico de ventrículo esquerdo não compactado e, em exames de ecodopplercardiograma convencional realizados em pacientes nos quais a janela de visualização foi difícil. O exame com contraste não tem contra indicação ( a não ser em pacientes com história de alergia ao hexafluoreto de enxofre, hipertensão arterial pulmonar > ou = a 90 mmHg, presença de shunts intracardíacos como CIA e CIV). Consiste na infusão venosa de microbolhas de hexafluoreto de enxofre e fosfolipídeos e excretados naturalmente pelo pulmão e fígado respectivamente, sem danos ao organismo.

ULTRASSONOGRAFIA GERAL

A ultrassonografia constitui uma modalidade de exame de imagem sem a utilização da radiação, constituindo um exame inócuo para os pacientes e praticamente sem contraindicações. A obtenção da imagem é realizada pela emissão de ondas sonoras de alta frequência que são refletidas ao atingir um tecido ou órgão estudado. A ultrassonografia pode ser empregada para o diagnóstico de diversas doenças em diferentes partes do corpo humano. Por ser um método rápido e seguro, é comumente utilizado no meio médico para fins preventivos, diagnósticos e como acompanhamento de tratamentos, sendo que a ultrassonografia obstétrica, a abdominal, a pélvica e a de mamas são as mais realizadas na prática médica.Como os órgãos e tecidos refletem o som de forma diferente, por meio de um processamento dos ecos, é possível distinguir as diferentes estruturas do corpo que estão sendo analisadas. Uma das grandes vantagens da ultrassonografia é permitir a avaliação em tempo real de vários órgãos que aliado ao seu baixo custo operacional o torna um exame extremamente versátil na medicina.

DOPPLER TRANSCRANIANO

Doppler transcraniano é um tipo de exame médico diagnóstico ultra-sonográfico. Avalia as velocidades de fluxo do sangue, nas principais artérias do cérebro. As artérias examinadas são: artérias cerebrais médias artérias cerebrais anteriores e posteriores artérias carótidas internas intracranianas artérias vertebrais artéria basilar artérias oftálmicas. É primariamente utilizado para ajudar na pesquisa e investigação de doenças vasculares cerebrais, como acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, hemorragias intracranianas devido a rotura de aneurismas cerebrais, pesquisa de vasoespasmo intracraniano. O uso como diagnóstico de morte cerebral, na avaliação do estado de parada circulatória cerebral, tem sido bastante difundido, pela facilidade de realização deste método diagnóstico em ambiente de UTIs, à beira do leito. A avaliação de pacientes com Anemia falciforme, na indicação de necessidade de transfusões sanguíneas, é outro exemplo de excelente indicação clínica deste exame.

TESTE ERGOMÉTRICO COMPUTADORIZADO

Também conhecido como teste de esforço, é realizado registro da atividade elétrica do coração durante esforço físico em esteira rolante. Um dos exames complementares mais utilizado na prática cardiológica diária. Permite além dos dados do eletrocardiograma, avaliar o comportamento da pressão arterial, sintomas ou queixas do paciente e sua capacidade física. Apresenta extrema utilidade na identificação e/ou acompanhamento de Doença Arterial Coronária (angina, pós-infarto do miocárdio, pós-angioplastia e pós-cirurgia de revascularização miocárdica), Hipertensão Arterial, Arritmias, etc.

MAPA 24 HORAS

É um método diagnóstico que permite os registros da pressão arterial durante o período de 24 horas para sua avaliação. São realizadas “medidas” de 15 em 15 minutos durante o período de vigília do paciente e de 30 em 30 minutos durante o sono. Coloca-se um manguito no braço do paciente (A clínica dispõe de vários tamanhos, para diferentes tamanhos de braços) e uma “mangueirinha” até o gravador que é colocado na cintura do paciente. No dia seguinte, retorna à clínica para ser retirado e processado em um programa de computador, sendo laudado por médico especialista. A principal indicação é identificar e/ou acompanhar a Hipertensão Arterial. Também é importante a avaliação e possível adequação de medicamentos anti-hipertensivos, hipertensão do jaleco branco e outros.

HOLTER 24 E 48 HORAS

A Eletrocardiografia Dinâmica ou Sistema Holter, em homenagem a seu inventor – Dr. Norman Holter – é um método de análise do eletrocardiograma durante um período de tempo prolongado – 24 ou 48 H, realizado durante as atividades cotidianas do paciente (incluindo também o sono). Outra variação deste método, de maior duração é conhecida como “loper”, onde pode-se realizar registros de vários dias, para identificação das arritmias esporádicas. Os eletrodos são colocados sobre a pele do tórax , os quais captam a atividade elétrica do coração e, através de cabos finos, transmitem ao gravador colocado na cintura, preso a um cinto. Após o período de gravação estipulado, o paciente retorna à clínica onde esta gravação será processada por um programa de computador e, posteriormente avaliado e laudado por um médico especialista.

ELETROCARDIOGRAMA DIGITAL

O eletrocardiograma (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. O coração apresenta atividade elétrica a qual é transferida ao computador através de eletrodos sensíveis. Os eletrodos sensíveis são colocados em pontos específicos do tórax e abdômen do paciente registrando a diferença elétrica emitida. O exame eletrocardiográfico pode ser utilizado em situações eletivas ou de urgência e emergência cardiovascular. O aparelho que registra o eletrocardiograma é o eletrocardiógrafo. São usados sensores no peito e no abdômen. Pode ser usado no pulso. O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas. Também muito útil no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio sendo exame de escolha nas emergências juntamente com a dosagem das enzimas cardíacas.

ECODOPLERCARDIOGRAMA

A ecocardiografia com Doppler abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultra-som. Este exame é freqüentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, tonteiras, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras. A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

LOOP RECORDER - ECG de Eventos

O Monitor de Eventos ou Loop Event Recorder é um sistema de monitorização prolongada e contínua do eletrocardiograma ambulatorial. Para diagnóstico diferencial de palpitações, perdas de consciência (síncopes), dor no peito e outros sintomas cardiovasculares paroxísticos de origem não esclarecida. O monitor é de pequeno porte e fácil manipulação. Dois eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectam-se ao gravador por meio de um cabo. O paciente é orientado quanto à colocação e à retirada diária dos eletrodos (para o banho) e à redação de um diário com as atividades realizadas no dia da monitorização e seus respectivos horários. O sistema pode ser mantido por vários dias ou semanas, permitindo o esclarecimento diagnóstico sem que o paciente modifique seus hábitos de vida: durante o trabalho, o sono ou o lazer.

DUPLEX SCAN

O duplex-scan (também chamado de “Doppler”) é um exame derivado da ultra-sonografia, bastante utilizado na avaliação dos vasos sanguíneos e suas doenças. As imagens geradas, são importantes na avaliação do calibre do vaso, além de permitir a visualização de coágulos e estreitamentos em seu interior. O duplex avalia a velocidade e a direção do fluxo do sangue. Estas informações de fluxo são extremamente importantes, pois revelam a presença de estreitamentos ou obstruções nas artérias, além de sinais de refluxo nas veias, que podem ser encontrados em alguns casos de varizes de membros inferiores. O exame de duplex-scan é bastante sensível, atingindo um alto grau de confiabilidade no diagnóstico de várias doenças vasculares, tais como obstruções vasculares arteriais dos membros e do cérebro, trombose venosa profunda e doenças nas artérias dos rins. O duplex é também importante no planejamento da cirurgia de varizes, pois complementa o exame médico, localizando com exatidão as veias que estão disfuncionantes e necessitam ser removidas cirurgicamente. Outra qualidade do duplex-scan é que este é um exame não invasivo, ou seja, não há necessidade de punções com agulhas ou ingestão de medicamentos. Também não há exposição do paciente aos raios - X, uma vez que o duplex-scan usa ondas sonoras para obter suas informações. Além de tudo, o exame é completamente indolor.