ALIMENTOS QUE DEVEM SER MODERADOS – Instituto Avançado do Coração
ALIMENTOS QUE DEVEM SER MODERADOS

ALIMENTOS QUE DEVEM SER MODERADOS

Sanduíches de fast-food
Ricos em gorduras saturadas, gorduras trans, sódio (um dos componentes do sal) e carboidratos simples, que podem ser considerados açúcares. Essas substâncias causam problemas cardiovasculares.

Frituras preparadas com gordura hidrogenada
Ricas em gordura trans, em geral são preparadas em lanchonetes e redes de fast-food. Entre elas estão os quibes, coxinhas, pastéis e as batatas fritas, que são temperadas com grandes quantidades de sal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda no máximo dois gramas de gordura trans por dia, mas uma porção média de batatas fritas de fast-food chega a ter oito gramas.

Azeite de dendê
Não deve ser a opção para cozinhar, por ser rico em gorduras saturadas. Para cozinhar, prefira óleos como os de canola, girassol e milho.

Manteiga e margarina
A manteiga tem em sua composição 80% de gordura saturada e algumas marcas possuem alto teor de sal. Já algumas margarinas vêm sendo produzidas livres de gordura trans.

Biscoitos industrializados
A maioria, inclusive os do tipo “água e sal”, apresenta gordura trans em sua composição. Por exemplo, uma porção de seis biscoitos do tipo “água e sal” oferece quatro gramas de gordura trans, enquanto quatro biscoitos waffer oferecem quase três gramas.

Bolos industrializados
Um dos componentes de praticamente todos os produtos industrializados das padarias é a gordura trans, além da gordura saturada e do açúcar. É preciso estar alerta, pois boa parte desses produtos faz parte do dia-a-dia.

Carnes gordas
Evite cortes gordos e o excesso de carne em churrascarias. As carnes oferecidas em rodízios são enriquecidas com gordura para ficarem ainda mais macias. Em casa, prefira as carnes refogadas, assadas e grelhadas.

Salgadinhos e petiscos industrializados
Ricos em gorduras trans, em geral são fritos e levam boa quantidade de sal e temperos industrializados. Algumas marcas estão tirando a gordura trans da composição. Em hipótese alguma os salgadinhos devem substituir uma refeição, eles podem ser consumidos de forma moderada e pouco freqüente.

Embutidos
Salame, mortadela, linguiças, salsichas e presunto gordo, entre outros, apresentam grandes quantidades de gordura trans e de sal, o que tem um impacto bastante negativo sobre a pressão arterial.

Sobre o Autor

admin

Deixe seu comentário